Se um cidadão teve seu nome registrado nos serviços de Proteção de Crédito ou Serasa por cinco anos. Após este prazo, os registros não poderão mais constar. No entanto, poderá uma outra empresa comprar a dívida e reinscrever o cidadão no SPC ou Serasa pela mesma dívida? Quando uma empresa compra a dívida de outra empresa, é como se o indivíduo contaísse outra dívida e passa a ter o nome inscrito no serviço de crédito por mais cinco anos?
19/07/2010
Usuário
Respostas (4)
Postada em
Bruno Lemos Advogado(a) Belo Horizonte, MG
Prezado Arlei Lima,
A compra de uma dívida por outra empresa não renova o prazo da prescrição, pois esta é da dívida em si, e não relativa ao credor.
Se esta empresa que comprou a dívida lançou seu nome no SPC, SERASA ou afins, estão praticando um ato ilícito que gera, inclusive, danos morais. Te oriento a procurar um advogado de sua confiança para defender seus direitos.
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Um abraço, Bruno Lemos
22/07/2010
Arlei Lima Outros Imbituba, SC
Prezado amigo,
Se emiti uma serie de cheques sem fundos. O s mesmos foram inscritos no CCF. Os registros também não podem perdurar pormais de cinco anos. Pergunto: apos cinco anos, os cheques serão reirados do registro automaticamente um a um conforme a data de emissao? Ou somente serão retirados após a última data dos chequs. Outro questionamento; Se necessitar, poderei contar com os serviços jurídicos dos senhores?
Um abraço,
Arlei Lima
31/07/2010
Fabio Araújo Outros ferraz de vasconcelos, SP
Boa noite amigos!! Recentemente fiz uma compra de serviços de bordado com valor inferior a R$100,00. E no dia que fui buscar o material,reparei que ficou fora de esquadro.Solicitei a nota fiscal e o propietario da loja não quis me dar.Por pura ignorancia e falta de profissionalismo acabei saindo sem pagar pelos serviços prestados.O propietario me ameaçou de agressão e me destratou na frente de varias pessoas presentes!Pela lei do consumidor como devo agir quando faço uma encomenda e não fica de acordo com o esperado?Gostaria de saber como procedo pra fazer uma denuncia de sonegação de nota fiscal, mesmo não possuindo nenhum comprovante da loja!
16/08/2010
Marcos Aparecido Martins Outros São paulo, SP
FIZ UM EMPRESTIMO MEADO DE 2003, INSTITUIÇÃO Zogbi S/A, DEIXANDO DOZE CHEQUES DE GARANTIA,
TODOS OS CHEQUE FORAM DEPOSITADOS E DEVOLVIDOS NA EPOCA.
NA EPOCA NÃO CONSIGUIR ASSUMIR O COMPROMISSO, JÁ FAZ SETE(7) ANOS.
NÃO TIVE NENHUM TIPO DE PROTESTO OU AÇÃO EXTRA JUDICIAIS,
ATÉ HOJE MEU NOME ESTÁ NEGATIVADO SPS E SERASA.
PERGUNTO..... ISTO NÃO É UM ATO ILICITO OU PROCEDE?
QUE MEDIDA EU DEVO TOMAR A RESPEITO?
MINHAS CONSIDERAÇÕES, SEM MAIS, AGRADEÇO.
ATENCIOSAMENTE MARCOS
19/08/2010
Postar resposta nesta discussão
1) As mensagens veiculadas neste Fórum são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores. 2) Não serão transmitidas mensagens de cunho pejorativo, propagandista ou cujo conteúdo verse sobre: política partidária, racismo, religião, práticas ou preferências sexuais. 3) A exclusão das mensagens publicadas neste site não implica garantia da retirada das mesmas em sites de busca. 4) As informações disponibilizadas em fóruns são públicas, portanto, disponíveis a qualquer pessoa com acesso a esses locais. 5) Os dados fornecidos para 'abrir nova discussão neste fórum' serão utilizados para fins de identificação e atribuição de autoria.